Conclusão
A criança de fato é um grande aprendiz e pesquisador, e como tal aprende de várias maneiras. Dessa forma, ensinar a ela é um desafio enorme para o educador, e exige bastante disposição e inúmeras metodologias, as quais na devem ser visadas apenas na avaliação, mas, sobretudo no aprendizado da criança.
Ensinar a criança vai muito além de jogar um conteúdo e julgar que se tenha aprendido, por meio de notas boas em provas e testes. As avaliações devem ser feitas levando em consideração que a criança aprende de diversas formas, e isso inclui os questionamentos, as curiosidades, as dúvidas, pesquisas, informações, exposição de idéias e conhecimento adquirido por meio de relações interpessoais.
A maneira como a criança interage perante a sociedade é muito importante, uma vez que dessa forma, ela estará se desenvolvendo junto aos demais. É imprescindível incentivá-las a raciocinar, crescer, progredir se relacionar melhor com os outros, em suma, não apenas passar o conteúdo como ele é, mas levar o aluno a querer sempre mais, buscar mais, e aprender mais.
Isso, no entanto só será possível se houver dedicação por parte dos educadores. Devem-se mostrar às crianças, outras formas de aprendizado, e isto inclui não somente mostrar a eles a disciplina essencial, como também, de que maneira poderão utilizar isso em suas vidas.
Outra coisa importante é trabalhar a gentileza e a afetividade em sala de aula, pois uma vez trazendo os alunos para perto de si, o educador saberá como auxiliá-los em suas dificuldades. E esses procedimentos devem ser realizados não apenas na relação professor/aluno, mas também e principalmente aluno/aluno.
Ensinar uma criança requer respeitar suas diferenças, ter paciência com os erros e dúvidas e auxiliá-los de forma didática, usando-se de recursos, de forma afetiva e