Conclusão
Esta pesquisa foi realizada com o intuito de esclarecer como as brincadeiras podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/96), a Educação Infantil faz parte da Educação Básica e tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança.De fato o lúdico é uma ferramenta indispensável no momento de educação, através de atividades dinâmicas, e divertidas, as crianças passam a demonstrar interesses. Mello (2003, pag.30) afirma que é por meio da brincadeira que as crianças conseguem expressar “suas fantasias, seus sentimentos, suas ansiedades e suas experiências”.
As brincadeiras tem um papel fundamental na aprendizagem, através dessa atividade a criança desvenda sua imagem, se apropria do espaço, seu meio sócio-cultural. Sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil Kishimoto (2002, p. 150) enfatiza que:
“Crianças que brincam aprendem a decodificar o pensamento dos parceiros por meio da metacognição, o processo de substituição de significados, típico de processos simbólicos”. É essa perspectiva que permite o desenvolvimento cognitivo. Uma educação que expõe o pré-escolar aos contos e brincadeiras carregadas de imagens sociais e culturais contribui para o desenvolvimento de representações de natureza icônica, necessários ao aparecimento do simbolismo.
O brincar na educação infantil acerca de suas características, contribui para a criança o desenvolvimento de sua criatividade, promove à autodisciplina, enriquecendo sua vivencia no mundo que o cerca, a brincadeira é uma forma de exercitar a imaginação e permitir que a criança relacione seus interesses à suas necessidades com a realidade que a cerca, fazendo-a refletir como organizar, desorganizar, construir, destruir, e reconstruir o seu mundo. As brincadeiras auxiliam na formação da criança nos campos: físico, mental, cognitivo e