Conclusão
Diferenças entre os grupos eucarióticos, bacterianos e virais, quanto à organização celular.
4-Explicar a importância da nomenclatura científica.
O nome científico é uma forma de se reconhecer uma espécie universalmente e, de diminuir as confusões geradas pelos nomes vulgares. Por exemplo, a espécie Biomphalaria glabrata, representa o molusco gastrópode, vetor da esquistossomose, conhecido por esta denominação em qualquer comunidade científica no mundo. Desta forma, a universalidade e unicidade contribuem para tentar anular os problemas causados pelo uso de nomes vulgares e falhas anteriores na classificação.
7- Qual o nome do livro onde podemos encontrar a classificação taxonômica para bactérias e qual sua importância para os microbiologistas?
O Manual de Bergey de Bacteriologia Sistemática (Bergey’s Manual of Systematic Bacteriology, 1984-1989) em quatro volumes e a sua edição mais condensada de Bacteriologia Determinativa (Bergey’s Manual of Determinative Bacteriology, 1994) correspondem a uma enciclopédia em nomenclatura, classificação e identificação bacteriana, mundialmente aceita pelos bacteriologistas. Ela contém informações obtidas por métodos fenotípicos e moleculares, além de chaves dicotômicas úteis para fins de identificação de bactérias de interesse médico, industrial e ambiental. Obviamente, ela tem que ser atualizada com uma certa periodicidade, pois novas bactérias estão sendo descritas continuamente.
É extremamente importante para os microbiologistas ter uma classificação aceita que permite a identificação das bactérias conhecidas, possibilitando a descrição de bactérias novas.
8- Para a identificação são usados dois sistemas: chaves e tabelas. As chaves consistem de uma série de afirmações contrastantes que conduzem o usuário ao lugar apropriado da classificação. Qualquer mudança na chave de identificação pode levar a um erro na identificação. Uma alternativa para