Conclusão
Vinicius Henrique da Silveira Pereira
Resumo – Pesquisa-ação na engenharia de produção: proposta de estruturação para a sua condução
(MELLO, C. H. P.; TURRIONI, J. B.; XAVIER, A. F.; CAMPOS, D. F.)
A finalidade do artigo é propor um processo para planejamento e condução de pesquisas utilizando como método a pesquisa-ação, que é qualitativa, ou seja, busca compreender os fenômenos, através da observação, interpretação e descrição dos mesmos. A pesquisa-ação sofre, segundo o autor, preconceitos, ela muitas vezes é comparada a uma consultoria, mas alguns autores estudaram esse problema e conseguiram levantar diferenças que podem desfazer esse preconceito e classificar a pesquisa-ação como um método científico.
No texto são explicadas as origens, definições e características da pesquisa-ação, os objetivos que podem ser o objetivo técnico ou objetivo científico, e o porquê do nome pesquisa-ação, o pesquisador primeiro observa o problema em questão, analisa e através de um estudo, procura solucionar o problema.
Propõe uma sequencia para a condução da pesquisa-ação, como planejar a pesquisa-ação, definição da estrutura conceitual-teórica, seleção da análise e técnicas de coleta de dados, definição do contexto e propósito da pesquisa, indica iniciar a pesquisa encontrando um problema na literatura e buscar um objeto de estudo onde seja possível resolver cientificamente esse problema, ou pegar o problema já definido e pesquisar para solução do mesmo empregando o método de pesquisa.
Através de figuras procura demonstrar os passos para uma boa pesquisa: planejar a pesquisa-ação, coletar os dados, analisar os dados e planejar as ações, programar ações, avaliar os resultados e gerar os relatórios.
Alerta para a necessidade de definir a estrutura conceitual teórica, porque além de colaborar para o mapeamento de literatura existente, ela auxilia o olhar crítico de trabalhos já publicados e permite ao