conclusao
O envelhecimento cutâneo é para muitos, homens e mulheres não só um problema a nível estético, podendo chegar até ao nível emocional, social e comportamental.A beleza não significa mais aceitar um padrão ideal e tentar atingi-lo a qualquer custo.Ultimamente este conceito de beleza significa uma conquista de vitalidade, cuidados diários de saúde e bem estar, que vão refletir na aparência da pele, tanto no presente, bem como a mesma se apresentará futuramente.Embora os fatores hereditários tenham um papel fundamental e importante na maneira como esta pele reage a passagem dos anos,existem medidas preventiva que podem ser tomadas para retardar as invitáveis marcas do tempo.
Os estudos e a literatura ainda sofrem limitações em relação a quantidade de pesquisas realizadas envolvendo o tema. Embora exista um grande arsenal eletroterapêutico, combinados a utilização de suplementos, falta um maior embasamento científico que possam sustentar os resultados alcançados nas clínicas de dermato-funcional. Alguns estudos encontrados na literatura não são totalmente favoráveis aos resultados positivos, às vezes por terem sidos feitos com um grupo pequeno, ou por não ter tido um espaço de tempo suficiente para que ocorresse o ciclo do colágeno completo. Vários estudos também demonstram que o procedimentos usando a radiofrequência isoladamente ou associados, à carboxiterapia, correntes de média frequência e suplementação com nutracêuticos e nutricosméticos, geram alterações nas fibras de colágeno, o que reflete positivamente na qualidade da pele.
Acredita-se que, mesmo com os estudos já realisados, ainda sejam necessários novos experimentos, considerando uma variável de temperatura no caso da radiofrequência, uma associação entre os vários recursos, para se estabelecer critérios e parâmetros mais rígidos no tratamento cutâneo.