conclusao
A sociedade moderna está vivendo um progresso tecnológico jamais imaginado que ultrapassa as PREVISÕES dos maisperspicazes, o que leva o homem contemporâneo a agir com uma certa angústia, o que acaba por afasta-lo do real, do que é certo ou errado, e até mesmo da auto-realização, ameaçando a integridade e adiginidade do ser humano, a agir sem moral, sem ética. É importante dizer que as idéias, as normas e as relações sociais nascem e se desenvolvem em correpondência à necessidade social desenvolvida, queestá sempre visando garantir uma determinada ordem social, regulando desta forma as ações coletivas e individuais.
1) Considerando-se os dois sentidos da palavra éthos, quando nasce a filosofia moral ou a disciplina filosófica denominada ética?
Resp. Quando passamos a indagar o que são,onde vem e o que valem os costumes.
2) Explique porque Sócrates incomodava os atenienses?
Resp. Porque suas perguntas sempre os forçava a indagar qual a origem e a essência das virtudes quejulgavam praticar ao surgir os costumes de Atenas.
3) O que Aristóteles entendia por práxis? Como a distinguia da técnica?
Resp. Na práxis, o agente, a ação e a finalidade do agir sãoinseparáveis ou idênticos, pois o agente, o que ele faz e a finalidade de sua ação são o mesmo. E distingue a ética da técnica como praticas que diferem pelo modo de relação com a ação e com a finalidade daação.
4) Segundo Aristóteles, qual é o campo das ações éticas? Por que essa concepção exclui o necessário e o contingente do campo ético e afirma a importância do possível?
Resp. É a esfera darealidade na qual cabem a deliberação e a decisão ou escolha. Porque o necessário é o que será