Conclus O
Todas as navegações das duas Coroas foram para a expansão territorial e política, sempre querendo “passar por cima” daqueles que tem o mesmo interesse. Assim foi quando Colombo chegou à América, rapidamente recorreu a ajuda das “cabeças” da Espanha. Então o papa [espanhol] Alexandre VI assinou a bula Inter Coetera, dando a posse das novas terras aos espanhóis e a posse do território africano aos portugueses, porém, estes não aceitaram. Assim foi feito o Tratado de Tordesilhas, dividindo a América praticamente no meio, sendo o lado leste dos espanhóis, e o oeste, dos portugueses.
Depois, Cabral parte de Portugal para Calicute a fim de dominar o comercio do Oriente. Mas, por algum motivo, se perde da rota de Vasco da Gama e vai parar no Brasil, onde toma posse das terras, saqueia uma considerável parte das nossas riquezas e alguns dias depois, parte para seu real destino, Calicute. Alguns acreditam que foi por acaso, outras dizem que ele sabia pra onde estava indo.
Particularmente, voto pela segunda opção, pois Vasco da Gama já tinha feito esse caminho e provavelmente teria dado as instruções necessárias para fazer a navegação com sucesso. Porém, Cabral já devia ter ouvido falar sobre a grande descoberta de Colombo e provavelmente já sabia sobre o Tratado de Tordesilhas, e como um bom navegador, queria ter o privilegio de estar lá no momento em que a posse das terras fossem oficializadas no nome de Portugal, e assim, deixou seu nome na história e seguiu seu rumo.