Concessionárias de automóveis em Presidente Prudente
Brasil.
F. R. dos Santos1, M.E.B. Sposito (orientadora)2
1, 2
Departamento de Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual
Paulista, Brasil.
Introdução
Por meio de pesquisa que está em fase de realização, procura-se identificar os fatores que contribuem para o processo de concentração das concessionárias em dois importantes eixos comerciais e de serviços da cidade de Presidente Prudente (Brasil): o prolongamento da Avenida Manoel Goulart e a Avenida Joaquim Constantino.
Trabalha-se com a ideia de que está dinâmica está relacionada ao papel do crescimento demográfico e territorial, no setor sul da cidade, associado à implantação de vários loteamentos fechados, revelando uma das múltiplas dimensões da tendência recente de segregação socioespacial do espaço urbano, de acordo com Villaça (2001).
Procedimentos Metodológicos
A pesquisa está sendo realizada a partir de leituras e fichamentos de textos referente ao setor automotivo e à produção do espaço urbano, com ênfase em temas que abordam a concentração e a especialização funcional e/ou socioeconômica, colocando destaque no aparecimento e fortalecimento de novas áreas comerciais e de serviços, reconstituindo a centralidade urbana em múltiplas escalas.
Em um segundo momento, realizou-se de entrevistas junto aos administradores das concessionárias e estabelecimentos comerciais ligados ao setor de veículos estudados, objetivando fundamentar ou refutar as hipóteses levantadas no que tange à concentração de concessionárias no espaço urbano.
Análise e Discussão dos Resultados
Todas as concessionárias de automóveis que há na cidade de Presidente Prudente estão localizadas em apenas duas avenidas: Joaquim Constantino e o prolongamento da
Manoel Goulart. As possíveis justificativas para esta concentração no espaço urbano se dá pelo distanciamento do centro principal; relativa proximidade em relação às áreas