uuoyoyfu
2069 palavras
9 páginas
7472- ELIAS E A VIÚVA DE SAREPTAPr. Álvaro Martinho da Silva
Texto Bíblico: 1 Reis 17: 1- 16
I - Introdução
Elias, profeta de Deus, foi orientado por Ele para comparecer diante do rei Acabe levando a mensagem do Senhor para todo o povo de Israel. A mensagem que Elias tinha para levar não era uma mensagem agradável; pelo contrário era uma palavra frustrante. Falta de chuva durante alguns anos para o povo da Palestina significava miséria, pobreza, desgraça, morte, sofrimento para toda a nação. Muitas famílias teriam fome, muitas crianças ficariam órfãs, muitas mulheres viúvas; a região toda precisava de chuva para a agricultura. A Palavra do Senhor que deveria ser de alento, ânimo, esperança, bênção para toda a nação, veio como uma palavra dura, pessimista, antipática. A Palavra do Senhor nem sempre é uma palavra agradável que “restaura a alma”. “Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca”. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Sal. 119). A Palavra do Senhor é também “viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4: 12). “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tim. 3: 16).
II - Parte
O rei Acabe deve ter ficado muito furioso com Elias que, possivelmente deve ter desejado matar o profeta. Neste ínterim, o Senhor, providencialmente interveio para preservar a vida do Seu profeta: “Retira-te daqui, vai para a banda do Oriente e esconde-te junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão.” (v. 3) Deus, também tem providenciado em nosso favor evitando que males maiores nos sobrevenham.
O Senhor é quem “livra do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Caem mil ao teu lado, e dez mil à tua direita; tu não tens sido