Concepções Teóricas sobre o ensino da história
. As disciplinas escolares não são definidas de uma forma acadêmica desinteressada, mas sim em uma relação estreita com o poder e os interesses de grupos sociais. Quanto mais poderoso é o grupo social, mais provável que ele vá exercer poder sobre o conhecimento escolar. - David layton
Sentido construtivo: desenvolve condições de aprendizagem futura
Reconhecer dificuldades de aprendizagem - CASTRO, Amélia Domingues de. O ensino: objeto da Didática. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Orgs). Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira / Thomson Leraning, 2001. P. 13-31.
Vimos então que a autora supracitada diz que o poder governamental já reconhece que não cabe somente ao ensino de história essa formação cívica e moral. Essa responsabilidade tem permanecido com tal disciplina pelo fato de ela "ser a legitimadora 'da tradição nacional, da cultura, das crenças, da arte, do território'" - (BITTENCOURT, 1988, p. 43).
cuja intenção central é abrir caminhos para uma prática de ensino prazerosa e ao mesmo tempo difícil e desafiante. - intenção da obra de BITTENCOURT
Ao dialogar com o leitor a respeito de como o professor de história deve falar dos conceitos em sua disciplina, Circe Bittencourt descreve três procedimentos fundamentais de como dever ser passados conceitos como: capitalismo, escravidão, aristocracia, liberalismo e cidadania:
· Situá-los no tempo e no espaço;
· Explicar que são produtos de uma classe, numa determinada época, criados ou substituídos;
· O contato entre sociedades provocam