Concepções sobre Empreendedorismo, Cultura Empreendedora e Formação de Empreendedores
Empreendedorismo
Empreender vem do latim “imprendere” e significa fazer acontecer. Portanto empreendedorismo é uma atitude, um comportamento que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, qualquer funcionário e qualquer tipo de profissional. O empreendedor, dessa forma, pode ser entendido não somente como aquela pessoa que abre uma empresa, mas também como aquela que possui características empreendedoras. Em suma, o empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competências para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
Cultura empreendedora
As organizações pedem que os indivíduos tenham atitudes, pedem que eles sejam lideranças empreendedoras, que eles tenham práticas que ajudem a gerar resultados e bons desempenhos. Mas essas práticas são resultados da cultura, resultados de escolhas. E isso só é possível buscando a concordância entre os valores da organização – valores que alimentam os seus princípios, a sua razão de ser – com valores dos indivíduos que foram selecionados para trabalhar nessa organização. Quanto melhor esse alinhamento, mais clara, mais singular, mais competitiva é a identidade organizacional.
Como formar empreendedores? O que leva a ser um empreendedor? A união entre a vocação e a necessidade. O empreendedor não necessariamente é o dono de um negócio físico, ele tem que ser dono do seu próprio destino, ou seja, o profissional tem que se sentir completo para ser um realizador, um empreendedor. E isso independente do meio onde ele vai atuar, sendo um empreendedor dentro de uma organização ou montando seu próprio negócio. Mas ele deve ser, acima de tudo, o dono do seu conhecimento e dos seus objetivos. O empreendedor tem que expandir sua visão de mundo, não apenas aquele mundo que determina o que você deve fazer ou não, o empreendedor tem que perceber o mundo focado no seu objetivo para que assim