Concepções de uma monografia
A introdução resume o conteúdo de cada capítulo .O sumário deve reunir , de forma esquemática informações sobre o conteúdo da monografia , para orientar o leitor sobre a sequência lógica dos diferentes capítulos , seções e o número das páginas nas quais se encontram ao longo do texto.
Quanto à descrição do tema , tem –se o planejamento geral do trabalho sintetizado nos tópicos relativos a : objetivos da monografia; metodologia adotada para o desenvolvimento dos trabalhos.
Quanto aos itens que representam o núcleo da monografia propriamente dito , e que espelham os elementos básicos utilizados no desenvolvimento do trabalho , recomenda-se que reúnam o conjunto de dados e informações coletados e tratados para que , uma vez interpretados e analisados com o respaldo do referencial teórico e conceitual , permitam ao autor atingir os objetivos do estudo.
Seu conteúdo pode apresentar quatro fases interdependentes: descrever dados e informações coletados e tratados ; e,adicionalmente , analisar tais dados e informações descritos com o suporte teórico e conceitual da fundamentação teórica; estabelecer o perfil da organização estudada na forma da caracterização da empresa; formular sucessivas conclusões ao longo do desenvolvimento dos capítulos que analisam a pesquisa/estudo , representado-as na forma de análise e interpretação dos resultados ou alternativamente , explicitar o nome do tema proposto , por exemplo : Análise e interpretação do layout proposto em indústrias siderúrgicas; resumir o conjunto das conclusões extraídas dos capítulos da monografia , sob o título de Conclusões .
Nas conclusões , deve-se reunir o conjunto das conclusões atingidas no desenvolvimento da monografia de forma coerente com os objetivos propostos inicialmente. Os pontos conclusivos