Concepções de desenvolvimento: correntes teóricas e repercussões na escola
PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - CESAP
PÓS- GRADUAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA
GLYCIA CARLA DE PADUA LEITE
Concepções de Desenvolvimento: Correntes Teóricas e Repercussões na Escola
BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ
2012
GLYCIA CARLA DE PADUA LEITE
Concepções de Desenvolvimento: Correntes Teóricas e Repercussões na Escola
Trabalho apresentado ao Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e pesquisa- CESAP, para a disciplina Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, como pré-requisito para conclusão do curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional Integrada.
BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ
2012
1. Introdução
Ao contrário de outras espécies, as características humanas são biologicamente herdadas, mas historicamente formadas. Para que a apropriação das características humanas se dê, é preciso que ocorra atividade por parte do sujeito: é necessário que sejam formadas ações e operações motoras e mentais. A Psicologia do desenvolvimento pretende como nascem e como se desenvolvem outras as funções psicológicas que distinguem o homem de outras espécies. Isso é feito através do estudo da evolução da capacidade perceptual e motora, das funções intelectuais, da sociabilidade e da afetividade do ser humano. Por meio da Psicologia do Desenvolvimento é possível constatar que as manifestações complexas das atividades psíquicas no adulto são frutos de uma longa caminhada. Nessa perspectiva, o presente trabalho vem apresentar as concepções de desenvolvimento: a Inatista, a Ambientalista, defendida por Skinner e a Interacionsta, defendida por Piaget e Vygotsky.
2. Metodologia
O presente trabalho faz um resumo das correntes teóricas das concepções de desenvolvimento, através do resumo de publicações da literatura, mostrando