Concepção a leitura
A leitura tem uma grande importância na vida, a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, bem como o papel da escola na formação de leitores competentes. As questões frequentemente discutidas são: O que é ler? Para que ler? Como ler? Essas perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos, os quais serão uma concepção de leitura decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido.
Veremos agora:
Foco no autor
A língua como representação do pensamento. Neste sentido a leitura é entendida como a atividade de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. O leitor cabe-lhe o reconhecimento das intenções. Foco no texto
O leitor entende e interage com o autor. As ideias expressas no texto, o leitor entende e daí, com seus conhecimentos interage com as ideias do autor, fazendo das dele uso para tal ação. Cabe ao leitor o reconhecimento dos sentido
Foco na interação autor-texto-leitor
Na interação autor-texto-leitor; pois é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza com base do vasto conjunto de saberes no interior do evento.
Estrategias de leitura
Algumas pessoas encontram dificuldades em ler,
Temos três tipos de leitura:
1- Leitura crítica
É uma leitura que abrange uma visão global do assunto em foco. Nela observamos se existe relação sequencial lógica entre as ideias do texto. Essa leitura requer do leitor uma ampla visão do assunto em foco. É preciso, portanto, fazer uma leitura anterior para conhecimento da obra que será analisada.
2- Leitura metódica
É a leitura que tem por finalidade identificar a ideia principal ou tópico frasal. O que quer dizer? A ideia central geralmente está na primeira frase do parágrafo e em torno dessa ideia central reúnem-se outras sentenças com ideias secundárias relacionadas entre si.
3- Leitura Hermenêutica ou interpretativa
A leitura