concepçoes do homem
O papel prestado pelo professor nessa concepção inatista é apenas facilitar o aprendizado que já vem com o aluno, assim o sucesso ou fracasso é atribuído, unicamente , ao aluno, ao seu desempenho ou aptidão, livrando o professor e a sociedade de toda e qualquer culpa.
Já ambientalista essa concepção coloca o meio em que a criança vive como principal fonte formadora de sua personalidade, essa concepção tem origem no empirismo corrente filosófica que acredita que possível controlar o desenvolvimento da personalidade por meio da manipulação, ou de exemplos de pessoas próximas as crianças.
Nessa concepção acredita-se que o papel do ambiente é muito mais importante do que a maturação biológica. Assim sendo, os estímulos presentes numa determinada situação, levam ao aparecimento de certos comportamentos.
Nessa concepção a eficácia do aprendizado dependerá dos estímulos do ambiente e dos professores envolvidos e nos processos utilizados como o de testar, experimentar e a avaliar o aluno.
A abordagem sócio-histórica está baseada nos autores Marx, Hegel e Vygotsky, que se fundamentaram no materialismo histórico- dialético.
A abordagem sócio-histórica busca a síntese do homem como ser biológico, histórico e social. Vygotsky sempre considerou o homem inserido na sociedade e sua concepção foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfase na dimensão sócio-histórica e na interação do homem com o outro e o meio social. Para