Concentração de colesterol no sangue
1. INTRODUÇÃO
A definição de lipídios, diferentemente das definições de outros tipos de biomoléculas, não está baseada na estrutura comum, mas em sua solubilidade na água e em solventes não-polares.
Embora não apresentem nenhuma característica estrutural comum todas elas possuem muito mais ligações carbono-hidrogênio do que as outras biomoléculas, e a grande maioria possui poucos heteroátomos. Isto faz com que estas moléculas sejam pobres em dipolos localizados (carbono e hidrogênio possuem eletronegatividade semelhante), razão pela qual estas moléculas são fracamente solúveis em água ou etanol (solventes polares) e altamente solúveis em solventes orgânicos (geralmente apolares). A solubilidade em água varia de acordo com o tamanho da cadeia carbônica e o número de insaturações. Quanto maior a cadeia carbônica e menor o número de insaturações, menor a solubilidade em água.
Os triacilgliceróis (óleos e gorduras) são compostos de três ácidos graxos, cada um em uma ligação éster com uma hidroxila de uma molécula de glicerol. Como as hidroxilas polares do glicerol e os carboxilatos polares dos ácidos graxos estão unidos em ligações do tipo éster, os triacilgliceróis são moléculas hidrofóbicas, essencialmente insolúveis em água. Isso explica porque misturas de óleo e água apresentam duas fases.
A hidrólise de triacilgliceróis catalisada por ácidos resulta na liberação do glicerol e dos ácidos graxos.
Os óleos e gorduras são saponificáveis, ou seja, são hidrolisados por hidróxidos com o aquecimento, num processo chamado saponificação, que resulta na liberação de glicerol e na formação do sal do ácido graxo (sabão).
O índice de saponificação é definido como a quantidade de base consumida no processo de saponificação completa dos ácidos graxos existentes em 1g de gordura. O índice de saponificação de um determinado lipídio varia de acordo com sua composição em ácidos graxos.
O