Trabalho sobre ergonomia no trabalho
Rio de Janeiro, 07 de Outubro 2011. Alunos
Alunos do Curso de Tecnólogo em Recursos Humanos
ERGONOMIA NO TRABALHO
Rio de Janeiro, 07 de Outubro de 2011.
1 INTRODUÇÃO
1.1 JUSTIFICATIVA
Devido ao número considerável de problemas de saúde nas empresas, como disfunções posturais, quadros álgicos na coluna vertebral e lesões por esforço repetitivo que acometem os trabalhadores em seu período ativo, o Projeto de Ergonomia vem para orientar e prevenir esses males, contribuindo para uma melhor qualidade de vida de cada funcionário.
1.2 OBJETIVOS
A pesquisa realizada justifica-se pelo fato que um programa de Ergonomia deverá evidenciar as vantagens para qualquer organização que tenha por meta a satisfação, o desenvolvimento e a produtividade dos seus funcionários.
1.3 PROBLEMA
Apesar de o conceito da ergonomia vir ganhando cada vez mais espaço junto a empresas de todo o mundo, seria possível afirmar que no Brasil sua aplicação ainda se mostra deficiente.
1.4 HIPÓTESE
Atualmente, a Facility vem atendendo a norma regulamentadora (NR17), visando reduzir os prejuízos econômicos e a perda da mão-de-obra.
1.5 METODOLOGIA
Serão feitas observações assistemáticas para detectar os problemas posturais relacionados à estação de trabalho. Serão feitos registros em fotos, vídeos, observações assistemáticas e análises comportamentais. Serão registrados as atividades e os problemas, em foto e vídeo. Entrevistas para identificar hábitos fora da empresa que contribuam para uma má postura também serão realizadas.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 ERGONOMIA CONCEITO
A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à