DOSEAMENTO DE COLESTEROL E TRIGLICERIDES
São Paulo
1º semestre/2014
1. OBJETIVO
Dosar os níveis de colesterol e triglicérides através do método enzimático colorimétrico. 2. RESUMO
Aula prática realizada na disciplina de Bioquímica Clínica no dia 26 de Fevereiro de
2014, onde foram dosados colesterol e triglicérides em uma amostra de sangue através do método enzimático colorimétrico.
3. INTRODUÇÃO
O colesterol é gordura circulante no sangue que utilizado pelas células, constituem membranas celulares, fabricam hormônios e proteínas, além de ser fonte de energia.
Esses tipos de lipídios são constituídos por uma molécula de ácido graxo e uma de glicerol. Já as triglicérides são formadas por três moléculas de ácidos graxos e uma de glicerol e se acumulam no tecido adiposo em forma de gordura (1).
Os principais lipídeos como colesterol livre, colesterol esterificado, triglicérides, fosfolipídios e ácidos graxos estão presentes no sangue. Eles são apolares e transportados por lipoproteínas, em especial os triglicérides e colesterol, de origem exógena (absorção intestinal de alimentos) e endógena (fígado) para o local de utilização e armazenamento. As lipoproteínas possuem diferentes densidades que constituem sua divisão: quilomicrons, VLDL (lipoproteínas de densidade muito baixa), LDL(lipoproteína de densidade baixa), IDL (lipoproteína de densidade intermediária) e HDL (lipoproteína de alta densidade) (2).
Os triglicérides e colesterol migram para o plasma em forma de quilomicros e VLDL, nos vasos sofrem ação enzimática da lípase lipoproteica (LLP) transformando-se em ácidos graxos e monoglicerídeos. Logo, a LDL é formada à partir da VLDL pela ação da LLP. Sendo a HDL a maior responsável pelo transporte reverso do colesterol dos tecidos para o fígado, este é excretado na forma de bile diminuindo assim o acúmulo de colesterol nas paredes arteriais minimizando a aterogênese (3)
Elevadas concentrações de moléculas lipídicas dão