colesterol
Em nosso sangue são encontrados dois tipos de colesterol, que possuem a mesma estrutura molecular. Eles se diferem apenas quanto às proteínas sanguíneas que realizam o seu transporte. Quando associado às proteínas, o colesterol pode formar o LDL (LowDensity Lipoprotein - lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (HighDensityLipoprotein - lipoproteína de alta densidade).
Todo o colesterol proveniente do fígado ou dos alimentos ingeridos é transportado pelo sangue na forma de LDL para todos os tecidos do corpo, sendo esse colesterol utilizado pela célula na síntese de suas membranas celulares. Se houver excesso de colesterol no sangue, haverá interferência nesse processo, causando uma redução na captação do LDL pelas células e, consequentemente, um aumento na concentração de LDL no sangue. Quando em altas concentrações no sangue, o LDL começa a se depositar na parede dos vasos sanguíneos, causando a arteriosclerose. Por esse motivo, o colesterol que se associa às proteínas formando o LDL é também conhecido como “colesterol ruim”.
A arteriosclerose é causada pelo acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos
Enquanto o colesterol que se associa às proteínas formando o LDL pode causar prejuízos à saúde, o colesterol que se une às proteínas formando o HDL traz somente benefícios. As lipoproteínas HDL captam o colesterol que está em excesso no sangue, encaminhando-o para o fígado, que o elimina na bile na forma natural ou na forma de sais