D Cada De Noventa
A internet teve origem em 1969 com a Arpanet, um programa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos criado com o objetivo de estimular a pesquisa em computação interativa. No início era exclusividade do ambiente militar e acadêmico. Em 1990, a Arpanet já estava obsoleta e deixou de ser utilizada. Somente com a criação da World Wide Web (WWW) por Tim Berners-Lee em 1991, a internet começou a se transformar na grande rede que conhecemos hoje. Em 1993 foram abolidas as restrições para uso comercial da internet e a World Wide Web tornou-se acessível ao público.
A informática veio definitivamente nos anos 90. É pela elaboração gráfica que a linguagem audiovisual e impressa da publicidade ganha uma “nova cara”, simplificando e expandindo possibilidades, visibilizando ideias. O que antes não era possível, agora é.
Nos anos 1995, com a chegada da internet no Brasil, o meio digital passa a ser cada vez mais cotidiano na vida das pessoas. A “supervia” de informações, ainda desenvolvendo linguagem própria, incorpora grande parte do futuro que temos agora. Na publicidade, marcas encontram possibilidades de relacionamento constante com seus consumidores, em portais que oferecem entretenimento, informação, serviços, curiosidades, promoções e produtos. Os perfis do público-alvo tornam-se mais nítidos, mais individualizados do que a comunicação de caráter massivo, como a tv, por exemplo.
Com a Internet veio muitas novas oportunidades de publicidade: pop-up, Flash, anúncios banner, popunder, advergaming e e-mail (os quais são muitas vezes indesejados ou spam no caso de e-mail) são agora comuns. Especialmente desde que o aumento da publicidade "divertido", algumas pessoas podem gostar de um anúncio publicitário suficiente para querer vê-lo mais tarde ou mostrar um amigo. Em geral, a comunidade de publicidade ainda não fez isso fácil, embora alguns tenham utilizado a Internet para distribuir amplamente os seus anúncios para qualquer pessoa