Conceitue o sentido geral de ATIVO
Discente: Thais Souza da Silva CC 8°
1) Conceitue o sentido geral de ATIVO.
De acordo com que foi trabalho em sala, um ativo mais completamente analisado é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual a entidade espera obter futuros benefícios econômicos.
Desta forma, é necessário que ele cumpra quatro requisitos: constituir bem ou direito para a empresa, ser de propriedade, posse ou controle da sociedade, ser mensurável monetariamente e trazer benefícios ou expectativa de benefícios para a empresa. O dinheiro, por exemplo, é o ativo por excelência, pois é o meio de troca da economia e sua liquidez é plena.
Portanto, ativo não são só os bens e direitos palpáveis da empresa, mas também os bens intangíveis como marcas e patentes da entidade.
2) Quais as características gerais de qualquer elemento do ATIVO?
As características comuns de um elemento do ativo é a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados. Representa os benefícios presentes e futuros para a empresa.
As contas do Ativo são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez de acordo com a rapidez com que podem ser convertidas em dinheiro. Sendo assim, para que algo possa ser considerado um ativo, é necessário que ele cumpra quatro requisitos: constituir bem ou direito para a empresa, ser de propriedade, posse ou controle da sociedade, ser mensurável monetariamente e trazer benefícios ou expectativa de benefícios para a empresa. As contas deste grupo não se encerram com a apuração do resultado do exercício e podem ser debitadas ou creditadas, sendo o saldo sempre devedor, com exceção das Contas redutoras do ativo.
3) É mais importante a noção de posse ou de propriedade na caracterização do ATIVO?
Nesse contexto, nenhuma delas deixa de ser importante, mas a para a caracterização do ativo a noção de posse é mais vantajosa para melhor entender à caracterização do ativo, pois, a posse