Conceituação de humano
Define-se como humano o homem, que é um animal que pertence à família do homo sapiens.
Segundo dizem os historiadores, na pré-história, o gênero homo era composto por várias espécies. Porém, desde que o homem-de-neandertal se extinguiu (facto que teve lugar há cerca de 25 mil anos atrás) e que desapareceu da terra o homo floresiensis (extinção que aconteceu há cerca de 12 mil anos), a única espécie que subsiste deste clã é a do homo sapiens.
O homem é o resultado de uma evolução dos primatas conhecidos como hominídeos. O seu desenvolvimento original esteve no continente africano, vindo posteriormente o gênero a expandir-se pelo resto do mundo.
O ser humano representa o nível mais alto de complexidade alcançado pela escala evolutiva. O cérebro tem um grande desenvolvimento e permite-lhe concretizar numerosas atividades racionais e elaborar pensamentos abstratos, criativos e de outro tipo. A partir do momento em que completa os três anos de idade, no pensamento humano prevalece o simbólico.
Convém referir que os seres humanos constam entre os animais com características pluricelulares mais longevas da atualidade, chegando a ir além dos cem anos de idade em alguns casos. Esta circunstância tem variado com o passar dos anos, uma vez que, nos primeiros séculos desta era, a esperança de vida dos seres humanos não passava dos vinte e cinco anos de idade.
O humano é diferente dos outros animais por agir com racionalidade e utiliza a razão para refletir,buscar conhecimentos,elaborar conceitos e idéias. Por possuir além de um corpo,um intelecto,uma tendência a se sociabilizar pois não vive sizinho e necessita de um meio social para perpetuar sua história e sua espécie e para essa convivência social o humano necessita estabelecer normas e padrões de conduta que regulem a vida em sociedade e a partir daí vemos que o humano também é um ser político,de e uma capacidade de pensar,indagar sobre