conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo
O homem é caracterizado pela liberdade ética. Ele possui autonomia para agir livremente e tomar decisões sobre suas atitudes, por isso necessita ter responsabilidade para refletir e conduzir seus atos de maneira que estes propiciem seu crescimento como pessoa e colaborem no convívio social. O homem que possui responsabilidade moral se baseia na reflexão ética e no comportamento moral para conduzir sua vida e suas atividades em meio à sociedade, que estabelece normas morais, regras e obrigações que devem ser cumpridas por todos. Cada sociedade possui uma cultura própria, um conjunto de regras morais e um modo de vida particular, e o indivíduo quando nasce, começa a aprender essas regras e normas, porém, como ele possui liberdade sobre seus atos e responsabilidade sobre eles, vai construindo seu próprio modo de ser, construindo um caráter particular, agindo a partir da própria ideia que faz do que é certo ou errado, visando não só os interesses coletivos da sociedade mas também, seus interesses particulares individuais, tendo consciência do retorno e das consequências de seus atos.
Uma pessoa que usa sua liberdade com responsabilidade ética promove o bem de si próprio e dos outros.
As concepções morais e éticas do ser humano se modificaram ao longo do tempo.
“Os pensadores da Ética medieval propunham uma moral universal obrigatória para toda a humanidade, que, na Grécia Antiga estava baseada em normas de validez objetiva, em supostos necessariamente verdadeiros, enquanto na Idade Média ela dependia da palavra de Deus”. (MATERIAL DE APOIO)
As normas morais se modificam de uma sociedade para outra, elas se diferenciam de acordo com a época e o momento histórico que estamos vivendo. Com a globalização existe uma multiplicidade