Resenha Governança Corporativa
CCSA
Resenha:
Governança Corporativa
Disciplina: Fundamentos de ADM
Prof: Marcos Antonio COMEX
Conceito
A governança corporativa desenvolveu-se como reação aos oportunismos proporcionados pelo afastamento dos proprietários passivos. É definida como conjunto de relação entre a administração, seus acionistas e dentre outras partes interessadas. Trata-se de uma área econômica que visa investigar de uma forma que garanta ainda assim uma gestão eficiente na empresa. É distribuir os direitos e responsabilidades ao longo dos diferentes participantes na empresa:
●Conselho de Administração
●Gestores
●Acionistas
●Outros Intervenientes.
Os procedimentos de decisões nas questões empresariais, fornecendo também estrutura ela qual estabelece seus objetivos e as formas de atingidos e monitorizar o seu desempenho.
Para aderir um bom sistema é necessário criar um mecanismo eficiente para assegurar que o comportamento dos gestores esteja perfeitamente alinhado com os interesses dos acionistas. Como por exemplo, uma monitoração eficaz da pratica dos gestores por parte dos proprietários é propiciada por um conselho de administração forte e de um comitê de auditoria independente: interno ou externo.
Razoes externa envolve: Mudanças no Macroambiente, Mudanças no ambiente de negócios, Revisões institucionais...
Razões Internas envolve: Mudanças societárias, realinhamento estratégicos, reordenamentos organizacionais...
Os conflitos de agencia – tanto de derivados do oportunismo de gestores face á dispersão e á ausência dos acionistas, quanto mais associáveis e estruturas de propriedade acionária que ensejam a expropriação dos direitos de minoritários por ações oportunistas de majoritários- são as razoes fundamentais do despertar da governança corporativa.
A governança corporativa surgiu para cuidar desses conflitos e de outros desalinhamentos nas companhias. Das reações de ativistas por boas praticas de governança resultou a