ORDEM IMPRUDENTE
1. INTRODUÇÃO1
2. DESENVOLVIMENTO2
3. CONCLUSÃO3
4. REFERÊNCIAS4
1. INTRODUÇÃO
Este presente trabalho trate-se de uma situação decorrente de uma ordem imprudente, que gerou uma grande explosão, onde um funcionário foi ordenado a fazer uma tarefa sem nenhuma treinamento especifico da atividade que estava executando, sem conhecimento dos riscos que estava exposto e nenhuma informação sobre o material no qual estava manuseando.
O mesmo foi deslocado de sua função para executar uma atividade diferente e sem o uso dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual). Dessa forma percebe-se que houve negligencia por parte da área de segurança da empresa contratante e do encarregado da empresa contratada. Assim constatou-se que o próprio funcionário fez o deslocamento do explosivo até o local de detonação sem auxilio do responsável da área de explosões. Agindo assim, de forma indevida, a explosão ocorreu inesperadamente e a conseqüência desse ato imprudente ocasionou danos físicos e morais na vítima.
Pode observar que um dos fatores que contribuíram de forma relevante neste acidente foi a atitude do encarregado, que passou uma tarefa de extrema periculosidade para um operador sem treinamento e informações de como deveria executar a tarefa.
2. DESENVOLVIMENTO
1. Com base no texto e na disciplina de Introdução à Tecnologia em Segurança do Trabalho responda às questões que seguem:
a) Quais ações e medidas poderiam ser adotadas para evitar a explosão?
As principais medidas que poderiam ser adotadas seriam, a capacitação e o treinamento específico na função e orientação em serviço. Os locais de trabalho deveriam ser construídos e equipados de forma que os trabalhadores passam desempenhar funções que lhe foram confiadas sem risco a sua saúde e outros riscos existentes no local, mas não basta ser treinados, precisa de uma pessoa responsável pela segurança, monitorando e revisando esses treinamentos. Dessa forma o funcionário terá conhecimentos