trabalho de educação fisica
SANTA MARIA 2014
Jogos e Brincadeiras da Região Sudeste
1. CABO DE GUERRA
COMO BRINCAR: Para essa brincadeira, são necessárias duas equipes, com o mesmo numero de componentes.
Pega-se uma corda, e faz-se uma marcação para saber onde é o centro da mesma. Todos os componentes das equipes devem segurar a corda, cada equipe em uma ponta da corda.
A brincadeira tem como objetivo fazer com que uma das equipes seja puxada para alem da demarcação da corda, fazendo com que o time que conseguiu trazer a outra equipe para o seu lado da corda, seja o vencedor.
2. TACO
COMO BRINCAR:
Para brincar, é necessário um taco, uma bolinha de tênis e uma base (pode ser uma casinha de madeira ou uma latinha de refrigerante). Duas crianças são os rebatedores, que ficam com o taco de madeira para protegerem a base da dupla de lançadores.
O objetivo dos lançadores é derrubar a base com a bolinha ou com chutes. Quando os rebatedores tiram o taco do chão, os lançadores podem chutar a base ou lançar a bola.
Se conseguirem quebrar a defesa dos rebatedores e derrubar a base, eles ficam com o taco. Se os rebatedores jogarem a bola longe cinco vezes, eles ganham o jogo e trocam de lugar com os lançadores.
3. SERRA, SERRA, SERRADOR
COMO BRINCAR:
Duas crianças se põem de frente e dão as mãos. Depois, ficam balançando os braços, indo e vindo, enquanto falam “Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?”.
Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo, ainda de mãos dadas. Elas giram até completar o número que foi escolhido.
4. BATATA QUENTE
COMO BRINCAR:
Um grupo senta em círculo e uma criança fica de fora da roda e vai dizendo:
“Batata quente, quente, quente, quente... queimou!”
As crianças vão