Conceitos
Pesquisa qualitativa: É um conjunto de técnicas interpretativas que visam descrever ou decodificar elementos capturados no ambiente natural. Entrevista: A entrevista é um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. É um procedimento utilizado na investigação social, para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.
Estudo de caso: estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento.
Adequado para a investigação de um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto real, onde os limites entre o fenômeno e o contexto não são claramente percebidos.
Análise de dados secundários: A aplicação correta de métodos de coleta de dados já existentes, ou Dados Secundários, torna possível visualizar rapidamente os diversos meios em que estão inseridos os objetos de estudo, sejam estes internos ou externos. Tais técnicas permitem obter, com baixo custo, uma grande variedade de dados.
Pesquisa quantitativa: A pesquisa quantitativa é um método de pesquisa social que
utiliza
técnicas
estatísticas.
Normalmente
implica
a
construção de inquéritos por questionário. Normalmente são contatadas muitas pessoas.
Amostragem: É uma parcela convenientemente selecionada do universo
(população); é um subconjunto do universo.
Análise de frequência: é um método empregado para decifrar mensagens criptografadas por meio da análise, no texto criptografado, de padrões que se repetem constantemente, que podem indicar a ocorrência de letras ou de palavras.
1
Média: Do ponto de vista teórico vários tipos de média podem ser calculados para uma massa de dados. É a mais importante medida de tendência central.
Desvio-padrão: É a raiz quadrada positiva da variância. Para essas medidas levaremos em consideração o fato de a