Conceitos e fundamentos do varejo
O varejo é o elo mais importante da cadeia de distribuição de produto e serviços, pois ele é que detém o relacionamento com o consumidor.
“O mercado já percebeu que a grande batalha competitiva, hoje, está sendo travada nas prateleiras, nas pontas de gôndolas, nas ilhas, nos corredores e check-outs (caixas de pagamento) do varejo.”
Varejo é a venda de bens e serviços a consumidores para seu próprio uso. Não é só canal distribuição. O varejo vende Produtos e Serviços.
A Associação Americana de Marketing define varejo como “unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais e eventualmente a outros consumidores”.
Varejo é definido como todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais, para uso pessoal e não comercial.
Os formatos mais comuns de lojas varejistas são:
Loja de especialidade: caracterizadas por uma linha restrita de produtos com grande variedade como, por exemplo, uma loja de vestuário.
Loja de departamentos: caracterizada por várias linhas de produtos com grande variedade.
Supermercado: caracterizada por auto-serviço de alto volume para atender necessidades de alimentação higiene e etc.
Lojas de conveniência: caracterizada por pequeno porte, baixo volume, margem mais alta e localização como ponto forte.
Lojas de descontos: caracterizada por marcas nacionais, margem baixa e alto volume.
Lojas de fábrica: caracterizada pela administração da própria fábrica que vende produtos com pequenos defeitos ou linhas ultrapassadas.
Clubes de atacadistas: caracterizada por atender a organizações ou grupos. Grandes instalações e baixo custo. Após a definição do formato do varejo devemos observar alguns pontos estratégicos como:
- Definir o mercado-alvo e os seguimentos para os quais o varejista posicionará seus esforços;
- Definir o composto de marketing adequado