conceitos e definições
Educação: Segundo JM RUIZ (2008) a educação é a ação que desenvolvemos sobre as pessoas que formam a sociedade, com o fim de capacitá-las de maneira integral, consciente, eficiente e eficaz, que lhes permita formar um valor dos conteúdos adquiridos, significando-os em vínculo direto com seu cotidiano, para atuar consequentemente a partir do processo educativo assimilado.
Educação Física: Segundo BARBANTI, V.J (2003), quando falamos em Educação Física referimo-nos a um extenso campo de ações. O interesse básico é o movimento humano, mais especificamente a Educação Física se preocupa com o relacionamento entre o movimento humano e outras áreas da educação, isto é, o relacionamento do desenvolvimento físico com o mental, social e o emocional na medida em que eles vão sendo desenvolvidos.
Corpo: Segundo o DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS (2009-2014) corpo é qualquer substância material, orgânica ou inorgânica.
Corporeidade: Segundo KOLYNIAK, na corporeidade o corpo se completa na sua relação sociocultural, posicionando-se no mundo e construindo sua história individual, através das ações, se sua consciência e suas percepções de sentidos, permeado por simbolismos.
Corpo-Sujeito: O corpo-sujeito colocado por MERLEAU-PONTY aparece no interesse de, contra um pensamento causal, suscitar a íntima ligação do corpo com o mundo pré-reflexivo. As coisas existem no mundo para mim que sou sujeito, na intrínseca relação que possuo com elas antes mesmo de se instalarem em meu pensamento, elas surgem para mim no momento em que eu as percebo pelos sentidos do meu corpo.
Educação Física Adaptada: A Educação Física Adaptada, é o ramo da própria Educação Física que estuda e atua sobre pessoas com necessidades especiais, apresenta-se como uma área que contribui para a prevenção e tratamento de doenças; desenvolvimento e manutenção da saúde geral; melhoria da qualidade de vida em condições especiais de saúde, como: