Conceitos e definições
*Quota-São os limites de cada recurso do sistema que um processo pode alocar.Privilégios que afetam o próprio processo permitem que suas características possam ser alteradas: Prioridade de execução;Limites alocados na memória principal e secundária
*Gerencia de ambiente:ativação de sistema, alteração de regras de segurança, modificação de parâmetros entre outros. Espaço de Endereçamento-É a área do processo onde as instruções e os dados do programa são armazenados para execução.Cada processo possui o seu espaço. Nenhum outro processo poderá ocupá-lo.
*Bloco de Controle de Processo-O processo é implementado pelo sistema operacional através de uma estrutura de dados chamada bloco de controle de processo (PCB). No PCB o SO mantém todas as informações sobre o contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento de cada processo.Reside na memoria principal.
*Estados do Processo-pronto,execução,espera,execucao*Mudanças de Estado do Processo-Eventos voluntários originados pelo próprio processo;Eventos involuntários originados pelo sistema operacional.*Swapping- Um processo em estado de pronto ou espera pode não se encontrar na memória principal.Esta condição existe quando não existe espaço suficiente para todos os processo na memória principal e parte do processo é levada para a memória secundária.
Criação e Eliminação de Processos-A partir da criação do PCB o SO já reconhece a existência do processo, podendo gerenciá-lo e