conceitos sobre a adolescência
A respeito de algumas concepções no que se refere ao tema, Gorges (2008) afirma que:
Nesta etapa da vida passa-se por alterações físicas, psíquicas e sociais, características desta fase. As alterações físicas são praticamente iguais para os grupos de adolescentes do sexo feminino e masculino, já as alterações psíquicas e sociais são interpretadas e significadas através da cultura em que está inserido. Portanto, podemos afirmar que adolescente é aquele individuo que está em transformação, ou seja, passou da fase infantil para a adolescente e prepara-se para a fase adulta, de amadurecimento, de aumento de responsabilidades e desafios (GORGES, 2008, p.17).
De acordo com Martins (2007), a adolescência caracterizada da seguinte forma:
A adolescência corresponde ao período em que o ser humano sofre mudanças orgânicas, cognitivas, sociais e afetivas. As mudanças sofridas pelo adolescente têm conseqüências ao nível do seu relacionamento interpessoal, familiar, escolar e social (MARTINS, 2007)
Em consonância Martins (2004, p. 34) afirma que “a adolescência é a passagem da vida de criança para a vida adulta, e que nesta fase surgem muitas duvidas, curiosidades, inquietações e mudanças nos mais diferentes aspectos”.
Ainda de acordo com Martins (2004) que menciona a respeito dos adolescentes autores de ato infracional
[...] visto que em primeiro lugar antes de tudo são adolescentes [...] Em segundo lugar, estão em conflito buscando definição de uma identidade, de padrões éticos e morais. Estão muitas vezes em conflitos com a escola, com a família, enfim com o mundo [...]. Todos os adolescentes passam por estes conflitos, porém alguns passam
16
por este período rodeados por intensas dificuldades e desafios, que além de gerar conflitos consigo, podem ocasionar e leva-los