serviço social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD
Lucimar Amaral Mendes Iwamoto
Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de TCC I
Professor Regente da Disciplina: Lourenço Brito Felin
Professor Tutor Virtual: Andreia Miranda
Professor Tutor Presencial: Célia Regina Silva
Carapicuíba-SP
2012
SUMÁRIO:
1. INTRODUÇÃO
2. ADOLESCÊNCIA
3. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
4. ORIENTAÇÃO SEXUAL E SAÚDE PÚBLICA
5. O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL COMO ESCLARECEDOR DO ADOLESCENTE QUANTO À SUA SEXUALIDADE - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.
6. CONCLUSÃO
1. Gravidez na Adolescência: A importância do trabalho do Assistente Social no esclarecimento e prevenção desse fenômeno tão comum na atualidade.
Embora alguns dados recentes como os publicados n´O Globo (2009), destaquem que o número de adolescentes grávidas tem diminuído nos anos recentes, ele ainda é alarmante.
Segundo Medeiros (2008), entre os anos de 1990 e 2000, o número de adolescentes que engravidaram entre 12 e 19 anos praticamente dobrou. O autor afirma que em 2001 um total de 1.100 jovens grávidas no Brasil tinham menos de 20 anos.
Essa não é uma ocorrência exclusiva do Brasil. No mundo todo, a precocidade sexual vem resultando em adolescentes grávidas, sem nenhum planejamento.
Ao trabalhar com pessoas o Assistente Social, assim como o estudante dessa área se dá conta do quanto o esclarecimento e a informação são necessárias para evitar diversos problemas entre as populações mais carentes.
No meu trabalho, e também no dia a dia, observando com olhar interessado percebo que orientação sexual é uma necessidade, dentro dos núcleos familiares, nas comunidades, na escola e, também, nas instituições que cuidam da saúde.
Usualmente existe uma transferência de responsabilidade, para instituições formais nos casos dessa orientação, já que muitos pais encontram