Conceitos Psicomotores
O desenvolvimento psicomotor acontece dentro de um processo contínuo e de evolução gradativa. A estimulação é fundamental para que haja consciência dos movimentos corporais integrados com sua emoção e expressados por esses movimentos. A fase mais importante para trabalhar com todos os aspectos do desenvolvimento (motor, cognitivo e sócio-emocional) é na faixa etária que compreende do nascimento até os 7 anos, aproximadamente. É nesse período que se instalam as principais dificuldades em todas as áreas de relação com o meio ao qual está inserido e que, se não forem exploradas e trabalhadas no tempo certo, certamente trarão prejuízos como dificuldades na motricidade, na escrita, na leitura, na fala, na socialização, entre outros.
Após este período, com todo o trabalho de estimulação, há um refinamento de suas capacidades básicas, refinamento esse possível apenas com a boa integridade de suas condutas motoras, cognitivas/intelectuais e emocionais. Nesta linha, dividiremos os conceitos psicomotores em funcionais e relacionais.
A Psicomotricidade faz-se necessária tanto para prevenção e tratamento das dificuldades quanto para a exploração do potencial ativo de cada um.
- CONCEITOS FUNCIONAIS
Estes conceitos referem-se àquelas cuja ação, qualidade e mensuração são possíveis de ser percebida e que conjuntamente formam a integralização motora do ser humano num espaço e num tempo enquadrado.
Esquema Corporal e Imagem Corporal
O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. Segundo WALLON (1966), é a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.
A própria criança percebe-se e percebe os seres e as coisas que a cercam, em função de sua pessoa. Sua personalidade se desenvolverá graças a uma progressiva tomada de consciência de seu corpo, de seu ser, de suas possibilidades de agir e transformar o mundo à sua volta.
Podemos