Conceitos parasitológicos e filo apicomplexa
O parasito pode ser classificado de acordo com sua localização, ectoparasita são aqueles que vivem na superfície externa do hospedeiro ou endoparasito que vivem no interior do corpo do hospedeiro. Além disso, pode ser classificado como monoexeno que parasita apenas um hospedeiro ou heteróxeno parasitando em mais de um hospedeiro.
Existem dois tipos de hospedeiros, o hospedeiro definitivo que abrigam a fase sexuada do parasito, e o hospedeiro intermediário que abrigam somente a fase assexuada do parasito. Existem outros conceitos básicos de parasitologia importantes para o entendimento de doenças causadas por parasitos, sejam eles vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos, entre outros. O tempo permanência é classificado como permanente, periódico ou temporário. Infestação é o termo empregado quando o parasito é um ectoparasita, quando o parasito é um endoparasita e infecta um hospedeiro é chamado de infecção. O vetor serve de transporte mecânico do parasito.
Prevalência, incidência, intensidade, intensidade média, densidade e abundância são os número em porcentagens que são medidas para indicar a ocorrência de determinado parasito nos países que apresentam determinada doença.
Cada indivíduo pode adquirir resistência ou imunidade à determinada espécie de parasito, é uma resposta fisiológica desenvolvida pelo indivíduo, em função de um contato anterior ou recente, impedindo o crescimento do mesmo caso haja contato. A resistência natural é um fator genético, adquirida independente de um contato anterior com o parasito. Imunidade absoluta todos os membros de determinada espécie são imunes à infecção. E a imunidade adquirida o indivíduo