Segurança em laboratório
Antes de começarmos a freqüentar o laboratório devemos participar de um treinamento de proteção, em que esteja incluído o uso de técnicas especiais ou ações a serem tomadas em acidente incomuns que possam ocorrer no caso de se utilizarem de técnicas não rotineiras. Sendo que, o registro desse treinamento deve ser guardado em arquivo.
Segue abaixo alguns dos métodos para que a segurança e a organização estejam sempre presente neste meio em que iremos trabalhar:
- É necessário que seja definido quem será o Líder e o pessoal técnico (atribuições), para que assim cada um tenha a responsabilidade de manter o bom funcionamento do laboratório.
O Líder deverá:
- Coordenar e organizar os calendários das aulas práticas semestrais de cada laboratório, assegurando que haja um atendimento eficiente aos professores e alunos.
- Cuidar da estrutura geral dos laboratórios: funcionários, equipamentos, materiais, reagentes, almoxarifado e instalações. Assegurar o funcionamento correto de cada um desses itens.
- Manter sempre disponível o equipamento de emergência adequado em perfeito funcionamento. Caso ocorra algum acidente possamos realizar os primeiros socorros.
O Líder, na verdade, deverá coordenar as normas a serem seguidas dentro do laboratório e fornecer um bom funcionamento do mesmo, para que todos aqueles que sejam permitidos a usá-lo tenha um bom atendimento.
Já o pessoal técnico deverá seguir, rigidamente, todas as normas e práticas apresentadas pelo Líder, como por exemplo, utilizar equipamento de proteção (jaleco, luvas, óculos etc), relatar todos os acidentes e incidentes ocorridos, cumprir