conceitos moral, amoral e imoral
Moral: É tudo aquilo referente a um conjunto de princípios, preceitos, comandos, proibições, permissões, normas de conduta, valores e ideais de vida boa. Ou seja, moral é um sistema de conteúdos, um determinado “modelo ideal de boa conduta socialmente estabelecida” que reflete determinada forma de vida.
A moral é o conjunto de crenças e normas que guiam e orientam o comportamento das pessoas, individualmente ou em grupo, numa sociedade determinada, é algo como o parâmetro que estas têm para saber quando algo está mal ou bem.
Etimologicamente a palavra deriva do latín moris, cuja tradução seria a de costume, então e ainda que a maioria das pessoas utilize os termos moral e ética indistintamente e não está mau também não, moral está mais associado à ação concreta e prática, por exemplo, pode ter costumes ou morais corretas ou incorretas, como a de ceder o assento a uma pessoa maior, incapaz ou grávida num transporte público, para ilustrar mais graficamente o primeiro caso e a de não responder a um saúdo que seria o caso do costume incorreto.
A moral, como dizíamos, está estreitamente vinculada à ação, no entanto, a cada ação humana haverá uma incidência no âmbito social produzindo algum tipo de consequência que pode ser positiva ou negativa e por esta situação será que uma ação será julgada como boa ou como má, segundo corresponda, pelo resto da sociedade, por isso é que é necessário para a feliz e sã convivência de um grupo, que exista esta espécie de guia pré-estabelecida de ações boas e más para que a cada indivíduo que recém saia ao mundo saiba de que lado decidirá estar. Neste último que lhes comentava o denominamos moral objetiva, porque além de que o indivíduo as queira acatar ou não, estas normas morais existem apesar do que ele pode fazer.
Amoral: É tudo aquilo que não é nem contrário nem conforme a moral, que é privado de qualificação moral. Ou seja, é toda pessoa que não tem senso do que sejam moral e ética, sendo a questão moral