Ética
A moral é comum a todos os homens, entretanto, nem todos são capazes de desenvolver a crítica do conteúdo da moral. Essa tarefa cabe a ética.
* Diferenciando moral e ética:
* Só é possível julgar os comportamentos a partir de quando se é obtido um conjunto de regras e normas.
Ética: julgamento, estudos, análises em relação ao que é moral. Teoria moral da prática.
Moral: comportamento correto, agir corretamente, independente da situação. A ética depende da moral para que seja feito um julgamento, e a moral depende da ética para o agir correto ou não. * Ética, Valores Humanos e Transdisciplinaridades * Ato Moral: É toda e qualquer ação que se dá de acordo com os costumes vigentes; * Ato Imoral: É toda a ação que se dá contrariamente àqueles costumes vigentes de uma determinada sociedade; * Ato Amoral: É todo aquele em que o praticante de determinado ato o faz sem saber se o mesmo está vigente ou não na sociedade em questão; * Ato Não-Moral: É o mesmo que Ato Imoral. RESUMINDO:
Positivo | Neutro | Negativo | Relação Moral | Relação Amoral | Relação Imoral | Um exemplo de ser amoral, é tirar fotocópias de documentos próprios, mas é imoral tirar fotocópias de um livro alheio, sem respectivo pagamento de direitos autorais. É amoral submeter-se pura e simplesmente a uma prova escolar, mas é imoral colar. Moral seria estudar e esforçar-se para fazer uma boa prova. * Relação Moral: quando afeta os outros de acordo com os padrões socialmente prescritos; * Relação Amoral: quando não afeta os outros e não está regrada (não é falta de senso moral); * Relação Imoral: quando contraria regra moral oficialmente reconhecida. Ética Profissional: nestes tempos de globalização e reestruturação competitiva, as empresas que se preocupam com a ética e conseguem converter suas preocupações em praticas efetivas, mostram-se mais capazes de competir com o sucesso e consegue obter não apenas a