Averróis (primeira parte) Influência árabe atualmente (segunda parte)
É bastante conhecido por pregar uma filosofia semelhante à de Aristóteles, e ele mesmo foi um dos maiores comentaristas desse filósofo grego, que contribuiu muito ao mundo através de sua pesquisa sobre a natureza, seus pensamentos políticos etc. Entre suas obras, Averróis tem 32 comentários e 29 títulos sobre filosofia. Seus textos envolvem a discussão de problemas filosóficos, históricos e doutrinais, e inclui reflexões e opiniões suas e de outros filósofos. Uma grande obra de Averróis sobre medicina foi a chamada "Culliyyat".
A influência árabe no mundo atual é de enorme importância, e é bastante perceptível em algumas áreas, como a filosofia, medicina e ciências.
Na filosofia, alguns filósofos, como Averróis, foram de bastante importância. Ele, através de suas 92 obras, que continha não só pensamentos filosóficos, mas também contribuições nas áreas de medicina, teologia, gramática, direito e astronomia, foi um dos principais responsáveis por tamanha influência árabe no mundo ocidental. Outros filósofos conhecidos foram: Ibn-Khaldun, Alfarabí, etc.
Também é possível “culpar” os árabes por bastante conhecimento adquirido nas ciências. Foi através de um estudioso árabe, Albiruni, que temos informações sobre o conceito de latitude e longitude, já contendo valores, enquanto os europeus nem sabiam o que era isso. O papel e a numeração foram inventados em outros países da Ásia, mas quem os trouxe para a Europa foram os árabes. São muitos exemplos que podem ser dados, portanto, é melhor dizer que