Conceitos Linux
Raízes do Unix datam dos meados dos anos 60 quando AT&T, Honeywell, GE e o MIT iniciaram um projeto chamado Multics (Multiplexed Information and Computing Service). Um sistema modular que pelo desenho, permitia que partes do computador pudessem ser desligados para manutenções sem que outras partes ou usuários fossem afetados. Em 1969, AT&T saiu do grupo e seus funcionários Ken Thompson e Dennis Ritchie iniciaram o desenvolvimento do Unix. Em 1971, saiu a primeira versão do Unix, inicialmente escrito em Assembler e reescrito em C em 1973. A linguagem C foi projetada para o sistema operacional Unix, e portanto havia uma grande sinergia entre C e Unix. Em 1975 foi lançada a primeira versão disponível fora dos domínios da Bell Laboratories, uma divisão da AT&T que era responsável pelo projeto.
Vários fabricantes de computadores possuem suas versões próprias do Unix, entre eles estão HP, Sparc, Dec, Sun Microsystem, IBM e outras. Até a Microsoft lançou uma versão do Unix chamada de Xenix que rodava em PCs.
Unix é um importante padrão que influenciou o projeto de muitos sistemas operacionais como o Ms_DOS e o OS/2.
O Linux é um sistema operacional baseado em Unix. O Linux é gratuito e tem seu código fonte aberto para qualquer um. Ele foi criado originalmente por Linus Torvalds na Universidade de Helsinky na Finlândia, em 1991. O sistema segue o padrão POSIX que é o mesmo usado por sistemas Unix.
Definição de Software Livre “Free Software” pela GNU: software livre se refere à liberdde dos usuários de rodar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Refere-se a quatro tipos de liberdade para os usuários do software:
Liberdade 0 - liberdade para rodar um programa, para qualquer propósito;
Liberdade 1 – liberdade para estudar como um programa trabalha e adapta-lo às suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para essa liberdade;
Liberdade 2 – liberdade de redistribuir cópias de modo a ajudar o