Conceitos Básicos sobre Linux e Acessibilidade
Windows.
Hoje em dia, vemos na grande maioria dos computadores, o Windows em suas várias versões: 98, XP, 2000, VISTA, 2009. Todos os programas que se encontram nelas necessitam do Windows para rodar. Então o mesmo é um sistema operacional (sem ele os programas não rodam). O que a maioria desconhece é que existem outros sistemas operacionais concorrentes, como Mac OS, Free BsB, Open Solaris, Unix e o Linux, ao qual iremos descrever agora.
Linux.
A grande vantagem do Linux é que, podemos baixar da Internet e instalar nas nossas máquinas gratuitamente, ao contrário do Windows, onde a Microsoft é proprietária do código e cobra pela sua utilização.
O Linux também é um sistema operacional livre. Qual é a diferença entre software gratuito e software livre? O Software livre é aquele que acompanha seu código fonte, te autorizando a distribuir, modificar a sua maneira e etc. O Gratuito é aquele que apenas é distribuído gratuitamente, mas o código do mesmo está apenas na mão do desenvolvedor.
Vou citar em forma de exemplos: O Dosvox, conhecido por grande parte dos cegos brasileiros, é um software livre, pois além do programa você pode também baixar os códigos e, sendo programador, alterar inclusive coisas no sistema. O MSN, também conhecido por muitos, é um software gratuito, só que não temos acesso a como ele foi feito. O código escrito está nas mãos da Microsoft.
O Fato de o Linux ser um sistema livre faz com que possíveis problemas de software sejam resolvidos mais rapidamente, uma vez que várias pessoas no mundo podem estar alterando o mesmo.
Aí vem aquela dúvida? Os programas que eu utilizo no Windows rodarão no Linux? Não, mas você terá programas no Linux onde você poderá fazer tudo que faz no Windows, como abrir documentos, criar planilhas, enviar e recepcionar e-mails, navegar na internet, editar áudio, utilizar messenger, editar vídeo, etc.
Acessibilidade, Interface Gráfica e Distribuições Linux.
Hoje,