Definição de Microeconomia e Macroeconomia
A Microeconomia apresenta uma visão ‘microscópica’ dos fenômenos econômicos, englobando a chamada Teoria Valor Utilidade (análise da intenção dos indivíduos de apropriarem determinada quantidade de bens para satisfazer ao máximo suas necessidades), a Teoria Valor do Trabalho, do custo e do rendimento (enfoque do empresário, que procura combinar os fatores de produção a fim de maximizar os lucros). A Microeconomia atua no âmbito dos consumidores e/ou das empresas (ou indústrias se preferir).
Faz referência às preferências dos consumidores e a utilidade que essas preferências lhe conferem e sobre a qual podem traçar suas escolhas. Lida com a demanda de mercado de um determinado bem ou serviço, com a quantidade do bem que a empresa deve ofertar, a quantidade do bem que a indústria deve ofertar (relativa a cada empresa que produz o mesmo bem, a seu preço e a sua demanda). Trata do estudo dos monopólios, oligopólios, concorrência perfeita.
Traça estratégias de maximização de lucros e minimização de custos para as empresas. Na microeconomia é possível o desenvolvimento de modelos de fenômenos sociais simplificados, o que pode ser útil antes de se lançar um produto novo no mercado.
Macroeconomia - Parte da ciência econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo.
Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional; o nível de emprego e dos preços; o consumo, a poupança e os investimentos