Conceitos introspecção e condicionamento
Introspecção - consiste numa análise interior em que o sujeito observa a sua consciência ou os seus processos mentais na tentativa de encontrar as causas, a evolução ou os efeitos de fenómenos psicológicos. Uma vez que um sujeito analisa o interior de si mesmo, a introspecção é um processo subjectivo.
Condicionamento - forma de aprendizagem ou de alteração de comportamentos através da associação sistemática entre um estímulo e uma resposta. O condicionamento divide-se em dois tipos: Condicionamento Clássico, também conhecido como condicionamento de Pavlov, e condicionamento operante.
O condicionamento clássico, desenvolvido por Ivan Pavlov, consiste na associação de um estímulo neutro (estímulo que inicialmente não produz a resposta pretendida) a um estímulo incondicionado (estimulo que desencadeia uma resposta inata), resulta assim uma aprendizagem em que a presença única do estímulo neutro desencadeia uma resposta igual à do estímulo incondicionado.
Condicionamento operante, descoberto por Skinner, consiste num processo em que as consequências de uma dada resposta influenciam a repetição da mesma. Ou seja, se a um comportamento corresponder uma consequência agradável, a frequência do mesmo aumenta (reforço). Se pelo contrário, corresponder uma consequência desagradável, a frequência diminui (punição). Em resumo, quanto melhores forem as consequências maior a tendência para a repetição de uma acção.
Apesar de se distinguirem como condicionamentos diferentes ambos são formas de aprendizagem cuja resposta é aumentada pela insistência ou reforço.
MONTEIRO, Manuela Matos; FERREIRA, Pedro Tavares, Ser Humano psicologia B 12º Ano, 1º Edição, Porto Editora, Porto, 2009.
“Introspeção”, http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/introspe%C3%A7ao, consultado a 3/10/2012, 22:30.
RIBEIRO, Bruno, “O condicionamento operante: definição e aplicações”, publicado a Fevereiro de 2012,