O brinquedo na educação infantil
Quando a criança se encontra num ambiente seguro, com pessoas que ela conhece e confia, toda e qualquer atividade relacionada ao jogo, a criança não encontra dificuldades para realizar atividas. Os jogos de exercícios para Piaget apud Oliveira (1998) correspondem à atividade lúdica do período do desenvolvimento sensório-motor, fazendo parte integrante da estrutura dos jogos seguintes.
Huizinga (1990) foi um dos autores que mais se aprofundou no assunto, estudando o jogo em diferentes culturas e línguas. Estudou suas aplicações na língua grega, chinês, japonês, línguas hebraicas, latim, inglês, alemão, holandês, entre outras. O mesmo autor verificou a origem da palavra - em português, “jogo”; em francês “jeu”; em italiano, “gioco”; em espanhol, “juico”. Jogo advém de “jocus” (latim), cujo sentido abrangia apenas gracejar ou traçar
O referido autor propõe uma definição para o jogo que abrange tanto as manifestações competitivas como as demais. O jogo é uma atividade de ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, seguindo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentido de tensão, de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana.
Segundo Piaget (1975) conceitos como jogo, brinquedo e brincadeira são formados ao longo de nossa vivência. É a forma que cada um utiliza para nomear o seu brincar. No entanto, tanto a palavra jogo quanto a palavra brincadeira podem ser sinônimas de divertimento.
Com Froebel (1990), essa concepção de jogo