Conceitos Introdutórios de Banco de Dados
1) Defina dados e informação.
Dado é uma seqüência puramente sintática de símbolos, ou seja, é a informação crua e sem abstração ou significado para o usuário.
A Informação é o dado interpretado a partir do processamento do mesmo para retornar um contexto significativo e útil para o usuário.
2) Quais são os principais diferenciais que você identifica entre o Processamento
Tradicional de Arquivos e a Abordagem de Banco de Dados?
O Processamento Tradicional de Arquivos já não é muito utilizado hoje em dia em comparação com a Abordagem Banco de Dados devido a diversos fatores como a inconsistência e redundância de dados, dificuldade de acesso aos dados, isolamento de dados, problemas de integridade, problemas de atomicidade, anomalias no acesso concorrente e problemas de segurança. Isso tudo mostrou a necessidade do uso do Banco de Dados, que não ocorre esses problemas.
3) Conceitue:
a) Banco de dados
Conjunto de dados que relacionam entre si de maneira adequada para a manipulação de diversos usuários para a propagação e extração de informações.
b) SGBD
Sistema Gerenciador de Banco de Dados é um programa implementado com capacidade de processar e manipular corretamente as informações de um Banco de Dados.
c) Tabela
É um conjunto de registros de um mesmo assunto no qual o sistema utiliza para interpretar os dados referentes aquele assunto e repassar ao usuário através de relatórios e consultas.
d) Registro
Conjunto de campos contendo dados que é onde são armazenadas e consultadas as informações de um arquivo.
e) Chave Primária
A Chave Primária, ou Primary Key, é o identificador único de um registro, podendo ser chave simples ou composta dependendo do número de campos que é constituída.
f) Chave Estrangeira
A Chave Estrangeira, ou Fore Key, é o valor de um ou mais atributos que aparecem necessariamente na chave primária da tabela para que seja possível a implementação de relacionamentos entre as tabelas no