Atraso tecnológico e atraso social: um modelo introdutório para investigar as relações...
471
Atraso tecnológico e atraso social: um modelo introdutório para investigar as relações entre as produções científica e tecnológica e o desenvolvimento humano no Brasil*
Ana Flávia Machado Mônica Viegas Andrade Eduardo da Motta e Albuquerque Doutora em Economia, Professora Adjunta do Cedeplar-UFMG. Doutora em Economia, Professora Adjunta do Cedeplar-UFMG. Doutor em Economia, Professor Adjunto do Cedeplar-UFMG.
Resumo
Este artigo avalia as relações entre as produções científica e tecnológica e o nível de desenvolvimento humano no Brasil. As variáveis utilizadas são: artigos científicos, patentes, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), infra-estrutura urbana, infra-estrutura cultural, educação, saúde e políticas de incentivo. Para a análise, é utilizado o modelo Negative Binomial Hurdle. Há uma complexa associação entre as produções científica e tecnológica e os dados de bem-estar social: as produções científica e tecnológica estão associadas tanto a indicadores de desenvolvimento humano como a indicadores de presença e incidência de pobreza.
Palavras-chave
Ciência; tecnologia; desenvolvimento humano.
* Uma versão deste artigo foi apresentada no XXXI Encontro de Economia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (Anpec), em 2003. Os autores agradecem os comentários, as críticas e as sugestões de dois pareceristas anônimos da Ensaios FEE. Eventuais erros são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 471-504, jun. 2005
472
Ana Flávia Machado; Mônica Viegas Andrade; Eduardo da Motta e Albuquerque
Abstract
This article evaluates the relationship between scientific and technological production and the degree of human development in Brazil, on a municipal level. The variables used can be divided into seven groups: human development index, urban infrastructure, cultural infrastructure, incentives