Embriologia
SÃO LUÍS-MA
2014
Faculdade Estácio / Campus: São Luís – Ma.
São Luís, 16 de setembro de 2014.
Docente- Ma. Nivânia Camelo.
Disciplina: Embriologia/ Histologia
Curso: Enfermagem período: 2° turma: 1024 sala: 204/mat.
Discente- Sâmia Djana Amaral Cantanhede.
PERÍODO FETAL: 9° Semana do desenvolvimento ao nascimento. Palavras-chave: Feto. Desenvolvimento. Semanas. Anexos embrionários.Parto. Nascimento.
INTRODUÇÃO
O período fetal é compreendido entre há 9° semana ao nascimento.
No período fetal o concepto se torna reconhecível como humano. A partir deste momento, haverá uma relação com o rápido crescimento do corpo e com a diferenciação e o crescimento dos tecidos e órgãos. Nesse período a cabeça retarda seu crescimento e toma suas devidas proporções em relação ao corpo. Para avaliar a vitalidade fetal, podemos realizar diferentes exames. O principal deles é o ultrassom, por meio do qual se pode avaliar o comprimento do fêmur, a circunferência abdominal e a morfologia como um geral (CRL vértex-nádega).
Noções gerais sobre os principais eventos do período fetal
1.1. IDADE FETAL
# Trimestres da Gestação:
.Final do 1° trimestre - Todos os sistemas estão formados;
.Final do 2° trimestre - O feto pode sobreviver se nascer pré-maturo;
.Próximo do final do 3° trimestre - Exatamente na 35° semana, o feto pesa cerca de 2.500g, valor usado para definir a maturidade fetal.
9° SEMANA (8g; CR = 50 mm).
Cabeça: desproporcional ao corpo;
Com nove semanas: pernas e coxas pequenas, órgãos genitais poucos diferenciados, a face é larga, olhos separados, pálpebras não fundidas.
10° a 11° SEMANAS (14g; CR = 61 mm).
Nas mãos, forma-se o campo ungueal e as impressões digitais. Na face, o perfil torna-se humano e o queixo cresce. Nessa fase regride a onfalocele fisiológica, caso não regrida, caracteriza