Conceitos Fundamentais De Matemática Financeira
A matemática financeira é uma área da matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo.Sua origem está ligada aos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro.É também uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos.
Capital
O capital pode ser definido como sendo a quantia inicial que se tem ou que se recebe.É o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também é conhecido como Principal, Valor Atual, Valor Presenteou Valor Aplicado.
Juros
Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva.São os juros que efetivamente induzem o adiantamento do consumo, permitindo a formação de poupanças e de novos investimentos na economia.Os juros existem porque maioria das pessoas preferem o consumo imediato, estando assim dispostas a pagar por isto.O tempo, o risco e a quantidade de dinheiro disponível no mercado para empréstimos definem qual deverá ser a remuneração, mais conhecida como taxa de juros.
Os juros devem ser eficientes de maneira a remunerar:
-O risco envolvido na operação;
-A perda do poder de compra (inflação);
- O custo de Oportunidade.
Sendo assim os juros podem ser capitalizados em dois regimes: simples ou compostos.
Os juros simples referem-se ao juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial empestado ou aplicado.
Os juros compostos compreendem o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo.
A maioria das operações envolvendo dinheiro utiliza juros compostos. Estão incluídas as compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, as aplicações financeiras usuais.
Regime de juros simples: No Regime de Juros Simples, os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial(principal)