Conceitos fundamentais de Matemática financeira
Conceitos fundamentais de matemática financeira
Juros: Os juros são a remuneração paga pelo uso do dinheiro. Pode ser tanto o rendimento de uma aplicação quanto o juro a ser pago em um financiamento. O juro (J) é o valor da remuneração do capital (C) acordado entre o credor e o tomador em uma determinada operação financeira. Os juros podem ser simples ou compostos, variando a forma como são adicionados ao preço inicial.
Capital: Capital (C) é o valor inicial de uma operação financeira expresso em unidades monetárias.
Montante: Denomina-se montante (M) a soma do capital (C) e do juro (J) que foi acordado na operação financeira e que é devido ao final da mesma.
Período: Período é definido como sendo o espaço de tempo pelo qual o capital ficou aplicado. Este dado vem representado por um número de períodos que podem ser, por exemplo, dias, meses, trimestres ou anos.
Taxas de juros: A taxa de juros é o coeficiente que determina o valor do juro, isto é, a remuneração do fator capital utilizado durante certo período de tempo. As taxas de juros se referem sempre a uma unidade de tempo (mês, semestre, ano, etc.) e podem ser representadas equivalentemente de duas maneiras: taxa percentual e taxa unitária.
Regime de Capitalização: regime de capitalização é um regime financeiro formatado de modo a gerar reservas capazes, por sí próprias e por seus rendimentos no mercado financeiro, de garantir o pagamento de determinado benefícios ou coberturas contratadas. Esse regime, muito utilizado em previdência e seguros, prevê a incorporação dos ganhos nos valores aportados.
Outros conceitos
Ano Comercial: Chama-se ano comercial o período de tempo em que se considera que o ano tem 360 dias e cada um dos meses 30 dias, indistintamente. É utilizado na contabilidade e também na matemática financeira com o objetivo de simplificar os cálculos com datas.
Ano Civil: Ano civil é o período de 12 meses que corresponde a 365 dias do ano, contados a partir de 1 de Janeiro a 31 de