etapa 1 atps matemática financeira
A Matemática Financeira é a base do mercado financeiro, ela está presente quase sempre no dia-a-dia de todos, por exemplo: na compra de produtos com pagamentos a prazo, empréstimos bancários, financiamentos, investimos entre outros. Em qualquer uma das situações é importante fazer uma análise financeira para concluir qual a melhor forma de pagamento. Através da Matemática Financeira é possível estudar a evolução do dinheiro no tempo para isso há algumas definições que precisam ser muito bem entendida, tais como capital, montante, juros e taxas.
Uma operação financeira deve estar estruturada em função do tempo e de uma taxa de juros simples ou composto. Os componentes da operação são representados por símbolos (letras):
P: representa o valor presente, o valor inicial da operação;
I: representa a taxa de juros periódica; i: representa taxa de juros; n: representa o número de períodos (parcelas);
Fn : representa valor Futuro, representado no instante n.
O cálculo de juros simples e compostos é feito através de fórmulas, que deve ser expressa em sua forma centesimal i. O valor do juro incidi sobre o saldo devedor do período anterior, a parcela é obtida pela multiplicação do valor Presente P, ou de origem, pela taxa i e pelo tempo n.
Há algumas diferenças entre juros simples e compostos, a capitalização simples acontece de forma relativa e capitalização composta é exponencial, a principal diferença entre eles ocorre quando a capitalização é inferior a 1.
Conceitos fundamentais de Matemática Financeira
A Matemática Financeira é a base do mercado financeiro, ela está presente quase sempre no dia-a-dia de todos, por exemplo: na compra de produtos com pagamentos a prazo, empréstimos bancários, financiamentos, investimos entre outros. Em qualquer uma das situações é importante fazer uma análise financeira para concluir qual a melhor forma de pagamento. Através da Matemática Financeira é possível estudar a