Conceitos de televisao
Televisão é um sistema que não se compõem apenas de metal ou transmissores, as pessoas fazem parte delas.
Primeiro ponto observável da televisão: Ela é capaz de hipnotizar
A técnica radiofônica propiciou o contato entre regiões distantes e culturas diversas.
A televisão não veio atender uma técnica específica, ela é resultado da crescente autonomia dos bens eletrônicos. Junto com elas veio outras inovações como gravadores, computadores, videocassetes, etc.
A partir da metade do século XIX, a escolarização, o desenvolvimento industrial e processo de urbanização fizeram com que a imprensa polarizasse as demandas de informação.
O que pode parecer um fenômeno natural, uma necessidade espontânea, deve ser visto com um caso particular das alienações originais, que a evolução da ordem produtiva impõe aos sujeitos.
A escrita antigamente já assegurava o registro e a transmissão de informações. A imprensa vem assegurar a transmissão de informações sobre a vida cotidiana, e também centraliza o poder e o disciplinamento do cidadão.
O leitor de jornal, o público de massa, são categorias produzidas pelo medium, pela mediação entre falante e ouvinte, informante e informado.
O conceito de televisão não pode se limitar as suas particularidades tecnológicas, ou estéticas.
Os jornais, rádio, revistas, e outros meios de informação integram um sistema de metacensura.
O sistema de televisão encontra pleno apoio na teoria econômica, os meios de informação como ‘’cadeias de atividades’’
Marshall McLuhan: As novas tecnologias vem alterando os modos de agir do homem contemporâneo. A televisão é um medium independente, cujo poder por sua natureza eletromagnética. A forca do medium está não no que ele diz, nem em seus impulsos elétricos, mas nos intervalos entre esses impulsos vazios da rede.
Televisão é a forma de relações sociais a que ela induz a partir de seu sistema cidade operacional.
O aparelho informativo se articula ideologicamente com